Caros amigos,
Quero-vos apresentar um "grupo muito especial". São os meus alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos de Agente em Geriatria, a decorrer na Cidade de Évora.
Este Curso é Promovido pelo IED ( Instituto de Estudos para o Desenvolvimento) e é financiado pelo POPH - Programa Operacional do Potencial Humano e pelo Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu .
E Quero aproveitar para lhes dizer aqui, (acho que eles já sabem disso!!) o quanto tenho aprendido com eles, coisas que me têm feito pensar, sentir, e acreditar que sempre vale a pena!
Vou-vos confessar uma coisa: Não gosto muito de me levantar muito cedo! É difícil! Mas quando vou para aí às quintas feiras Tenho de me levantar-me às 5 e meia da manhã, e acreditem é um suplício! Mas sabem, tudo muda quando chego perto de vocês! Quando começamos às nove da manhã, e começamos a conversar, e vocês começam a trazer os vossos porquês, as vossas dúvidas, muitas vezes os vossos problemas e a pensarmos no que é isto da mente humana, e nos começamos a tentar entender enquanto ser humanos muito complexos, então uma sensação de prazer invade-me, e ultrapassa de longe o meu cansaço! Naquele momento torna-se claro para mim porque estou ali! Porque quero estar convosco!
Temos rido, chorado, mas sobretudo temos aprendido a partilhar e a sentir que não estamos sós!
Espero, além de vos ensinar a compreenderem melhor o que é ser velho, como pensam, os seus sentimentos, medos e receios, Espero Ajudar-vos também, a vós como seres humanos a compreenderem-se melhor, a entenderem os vossos sentimentos e emoções, a prepararem melhor a vossa própria velhice, e PRINCIPALMENTE A SEREM PESSOAS MAIS SATISFEITAS COM A VIDA.
Chegar a vós , sentir que vos pôde ser útil nalgum momento das vossas vidas é seguramente o meu maior sucesso!
Bem hajam por se terem cruzado na minha Vida!
Maria de Jesus Candeias
Olá cara amiga e colega. Uma das coisas boas da Formação é de facto o clima de ajuda que se estabelece entre os elementos do grupo. Gostei de ter ver.
ResponderEliminarAbraço
Lidia
Drª Maria de Jesus
ResponderEliminarFoi com muita surpresa minha!! que ao aceder a seu Blog. vi a foto do nosso Grupo.
Nele li frases que me fizerem relembrar, como foi o meu dia de hoje. Graças á sua forma de nos explicar e nos ensinar, coisas que por vezes nós não temos a precessão, do que podemos fazer para ajudar o próximo. Eu hoje me lembrei da senhora, quando a minha irmã me telefonou depois de termos estado juntos no Lar a ver a minha mãe. Eu vim embora mais cedo, ficando a minha irmã mais 1 hora aproximadamente. Enquanto estivemos os três estava tudo bem, mas eu não sabia o que se tinha passado anteriormente á minha chegada. A minha mãe estava muito agressiva hoje e culpou a minha irmã de tudo e só a fazer queixas de tudo e de nada. Ao chegar a casa depois de fazer algumas coisas, a minha irmã me telefonou arrasada, confusa e sem saber o que fazer. Foi por esse motivo que me lembrei da senhora, tudo o que nos ensina e da forma de explicar claramente o que temos que resolver no nosso passado, para conseguir melhorar o nosso presente e Futuro. Foi nesse seu ensinamento: que eu consegui que a minha irmã se acalma-se, e lhe expliquei por qual o motivo do comportamento da minha mãe hoje. Falámos quase uma hora ao telefone, mas consegui explicar e acalmar a minha irmã. A senhora já sabe como eu sou e quais as minha forma de ver a Vida, mas nem sempre se sabe de tudo... eu consegui transformar o impossível no tolerante.
O seu suplicio é o nosso ensinamento, por isso eu lhe quero agradecer por esse seu suplicio.
Muito obrigado por tudo….
Zé Manuel Mendes
Olá José Manuel,
ResponderEliminarSó queria corrigir que não é o estar convosco que é um suplicío, antes pelo contrário, é um enorme prazer.
Acordar muito cedo, isso sim é me difícil, mas já aprendi a gerir isso, até porque nem tudo é fácil nesta vida.
É bom saber que as coisas ficam dentro de vós. Essa é a grande aprendizagem.
Um abraço